Suposta volta do Orkut causa nostalgia na internet

Quem acessou o Google Play deve ter se deparado com um aplicativo que supostamente havia voltado a loja do Android: o Orkut.

Suposta volta do Orkut causa nostalgia na internet
Foto: Reprodução/ Internet



Criado por saudosistas da finada rede social, o app tenta ressuscitá-la oferecendo aos usuários a experiência dos antigos scraps, depoimentos e comunidades.

Em 2014, o Google resolveu enterrar o Orkut definitivamente, deixando disponível para os usuários da rede social uma ferramenta para backup dos dados que lá estavam. O aplicativo, que entrou na noite desta última sexta (6) na Play Store, utiliza o mesmo logo original do Orkut e segue à risca o design que todo brasileiro que viveu a internet nos anos 2000 conhece bem.

Na manhã deste sábado (7), o assunto já estava entre os mais discutidos no Twitter, onde centenas de usuários estavam comemorando o suposto 'comeback' do Orkut. Segundo os dados da Google Play, o 'novo Orkut' já foi baixado em mais de 50 mil aparelhos e tem 309 avaliações de usuários que já se cadastraram no app.

$ads={1}
Suposta volta do Orkut causa nostalgia na internet
Foto: Reprodução/ Orkut.br



Quem baixou o app, contudo, se deparou com a seguinte mensagem em sua tela de início:

Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014.

Apesar de todo o saudosismo envolvido entre os criadores do aplicativo que homenageia o antigo Orkut, devemos ser bastante cautelosos com nossas informações pessoais. Toda rede social requer um perfil detalhado com nossos hábitos e outros dados relevantes, como cidade de residência, idade, nome completo e e-mail.

O alerta que é exibido quando o aplicativo é aberto pela primeira vez já deveria servir como aviso para muitos usuários: não troque a privacidade dos seus dados em nome do famigerado saudosismo.

Todos temos experiências com o Orkut e sabemos que a rede teve um papel social importante durante a democratização do acesso à internet no Brasil. Toda tentativa de ressuscitá-la por meios não-oficiais, contudo, deve ser observada com bastante cautela.

Com informações do Canaltech

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE