Esgotadas vagas para Enem digital em Pernambuco. Exame tem 1,5 milhão de inscritos nos dois modelos

Foram disponibilizadas no Enem Digital, para Pernambuco, 3 mil vagas, distribuídas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. Para Enem tradicional, inscrições seguem até 22 de maio

Esgotadas vagas para Enem digital em Pernambuco. Exame tem 1,5 milhão de inscritos nos dois modelos
Candidatos do Enem digital farão provas em equipamentos cedidos pelo Inep, em locais definidos pelo órgão — Foto: Foto: Marcos Santos/ USP Imagens



Não há mais vagas para o Enem digital em Pernambuco. Desde a noite de segunda-feira (11), primeiro dia de inscrições, as 3 mil vagas para o Estado haviam sido preenchidas (2 mil no Recife, 500 em Caruaru e 500 em Petrolina). No restante do País, até as 11h30 desta terça-feira, restavam menos de 8 mil vagas em poucas cidades brasileiras.

Entre as capitais, segundo levantamento feito pela coluna Enem e Educação, havia disponibilidade apenas em Curitiba, no Paraná. No País, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, aplicará o Enem digital para 101.100 participantes. Segundo o órgão, após 24h das inscrições abertas (10h de segunda até 10h desta terça-feira), 92.935 inscrições foram realizadas em todo o Brasil no modelo digital.

Fora Curitiba, restavam vagas, até 11h30, segundo apuração da Coluna Enem e Educação, em mais 13 cidades de 5 Estados: Londrina, também no Paraná; Rondonópolis e Várzea Grande, no Mato Grosso; Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; Chapecó, Brusque e Joinvile, em Santa Catarina; e Jaguariúna, São Bernardo do Campo, Americana, Franca, Rio Claro e Limeira, em São Paulo. O preenchimento das vagas é por ordem de inscrição. As provas serão realizadas nos dias 22 e 29 de novembro.

Para a versão impressa, o Inep informou que até 10h desta terça-feira havia 1.455.736 de inscritos. Somando os dois formatos, o órgão registrou um total de 1.548.671 inscrições às 10h de hoje. Ainda de de acordo com o órgão, as vagas para o Enem digital acabaram primeiro em municípios das regiões o Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

$ads={1}
ESTRUTURA

A estrutura do exame no modelo digital será igual à versão impressa. Mas o estudante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não pode mudar de ideia e trocar para o modelo tradicional e vice-versa. As inscrições vão até 22 de maio, na página do participante do Enem. Os testes no modelo tradicional acontecerão em 1º e 8 de novembro. Para essa modalidade não há limite de participantes.

A nota do Enem é usada para preencher vagas em mais de 120 instituições públicas de ensino superior do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação. Em Pernambuco, todas as quatro universidades públicas participam: UFPE, UFRPE, UPE e Univasf. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão.

DIFERENÇAS

Em ambos os formatos, a estrutura de logística e tempo de duração serão os mesmos, assim como as provas: quatro testes objetivos (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens), com 45 questões cada, e uma redação.

No Enem digital não haverá provas em casa ou realizadas em computador pessoal. O Inep vai indicar os locais de aplicação e fornecerá os equipamentos eletrônicos. Somente a redação não será feita pelo computador. O texto deverá ser redigido no modelo tradicional, com prova impressa em papel.

A modalidade digital é exclusiva para alunos que estão no último ano do ensino médio ou que já concluíram a educação básica. E não haverá disponibilidade de recursos acessíveis. Candidatos treineiros (os que fazem apenas para testar seus conhecimentos, sem tentar depois o acesso ao ensino superior) só poderão se inscrever no Enem tradicional, assim como estudantes com necessidades especiais.

GRATUIDADE

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até 28 de maio. O Inep lembra que candidatos que receberam gratuidade devem se inscrever no exame. A isenção do pagamento não garante inscrição automática. Aqueles estudantes que se enquadram nos critérios de gratuidade terão o direito assegurado, mesmo que não tenham feito o pedido no período estipulado pelo instituto, em abril.

Ao se inscrever, o candidato deve indicar a prova de língua estrangeira que pretende fazer, se inglês ou espanhol. É preciso ainda assinalar o município de realização do exame. Em Pernambuco, o Enem tradicional acontecerá em 79 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Para esclarecer dúvidas dos vestibulandos, o Inep informa que estará disponível o telefone 0800.616161 e pelo canal de autoatendimento do site.

FOTOGRAFIA

Outra novidade do Enem, nos dois modelos, é a exigência de anexar uma foto do estudante no momento da inscrição. Até o ano passado era opcional, mas a partir de agora é obrigatório. Segundo os editais, a fotografia deve ser "foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares".

PROGRAME-SE

Inscrições: 11 a 22 de maio
Onde: www.enem.inep.gov.br/participante
Taxa de inscrição: R$ 85
Pagamento da taxa: até 28 de maio
Provas:
- Enem tradicional: 1º e 8º de novembro
- Enem digital: 22 e 29 de novembro

* Quem tem direito à gratuidade

- Aluno que cursa a última série do ensino médio em 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública
- Candidato que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Candidato que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no CadÚnico, por ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos

Com informações do JC Online

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE