Por que 8 de outubro é dia do Nordestino? Entenda a data que homenageia o Nordeste

8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino e representa a diversidade cultural da região Nordeste

Por que 8 de outubro é dia do Nordestino? Entenda a data que homenageia o Nordeste
Dia do Nordestino é comemorado, popularmente, no dia 08 de outubro — Foto: Reprodução/ Eduardo Azevedo/ Setembro de 2018

O dia 8 de outubro é uma data arretada! Afinal de contas, é celebrado O Dia do Nordestino. Você sabe qual a origem? Comemorado anualmente, a data surgiu como uma homenagem ao cantor e compositor cearense, Patativa do Assaré, criada pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952, em 2009. Atualmente, o Dia do Nordestino representa não só uma, mas toda a diversidade cultural do Nordeste.

O projeto do Dia do Nordestino foi proposto pelo então vereador e agora deputado federal Francisco Chagas (PT), que nasceu no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte.

Lei sobre o Dia do Nordestino

Em 2019, a lei 17.145 revogou o texto original e alterou a data do Dia do Nordestino para o dia 02 de agosto, em São Paulo (capital), por ser a data de nascimento do pernambucano Luiz Gonzaga, considerado o ‘Rei do Baião’ e um dos principais porta-vozes da cultura nordestina por todo o Brasil.

$ads={1}

O Rio de Janeiro chegou a celebrar, em 2005, o Dia do Nordestino em 13 de dezembro, data de nascimento de Luiz Gonzaga. No entanto, a homenagem carioca ‘não caiu no imaginário popular’, diferente do dia 08 de outubro, que costuma ser lembrado pelos governos, empresas, personalidades da mídia e a população.

Ser nordestino é sinônimo de esperança, diz Jessier Quirino

Durante entrevista a Rádio Jornal, o poeta paraibano, Jessier Quirino, comentou sobre o Dia do Nordestino e contou que o povo é sinônimo de esperança, religiosidade e instinto de sobrevivência, além de afirmar que o Nordeste está presente em sua obra, influenciada por nomes como Renato Caldas, Chico Pedrosa e Patativa do Assaré, que deu origem ao Dia do Nordestino.

Com informações da TV Jornal

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE