Governo de Pernambuco anuncia convocação de concursados das polícias Militar, Civil e Científica

Confira quantas pessoas serão chamadas para cada cargo, segundo a SDS

Governo de Pernambuco anuncia convocação de concursados das polícias Militar, Civil e Científica
Profissionais passarão por curso de formação em abril — Foto: JC Imagem/ Arquivo

A Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou, na manhã desta quinta-feira (04), a convocação de aprovados em concursos na área de segurança pública em Pernambuco. De acordo com comunicado, 1.925 aprovados serão chamados a partir de abril para os cursos de formação.

$ads={1}

No total, serão 1.510 vagas para a Polícia Militar, 100 para delegados da Polícia Civil, 50 para médicos legistas e 45 auxiliares de peritos (Esses dois últimos cargos fazem parte da Polícia Científica). Também serão convocados 220 profissionais para o Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta quinta, o governador Paulo Câmara participa de reunião mensal do Pacto pela Vida, na Secretaria Estadual de Planejamento, na Rua da Aurora, área central do Recife. O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, também está presente.

“O ano de 2020 foi muito difícil, por causa da pandemia, e afetou todos os pernambucanos. Mas temos que continuar avançando. Apesar de tantas restrições, a segurança pública de Pernambuco é prioridade e esses novos 1.925 profissionais vão ajudar muito nosso Estado a avançar no Pacto Pela Vida e, cada vez mais, a buscarmos a paz dos pernambucanos”, afirmou Paulo Câmara, por meio de nota oficial. O governador destacou ainda que os novos profissionais vão ajudar a recompor quadros estratégicos.

A convocação de aprovados nos concursos nos últimos anos já era esperada desde o ano passado, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, a SDS alegou que não tinha condições de realizar o concurso de formação - que necessita de aulas práticas. 

Com o aumento da violência em 2020 e o déficit histórico de policiais, agora o governo de Pernambuco se vê obrigado a convocar os aprovados - que há meses pressionavam o Estado. 

Na última semana, a coluna Ronda JC denunciou a falta de delegados nas delegacias do interior do Estado. Alguns profissionais acumulam até três unidades policiais de três cidades ao mesmo tempo.

Cronograma do curso de formação dos novos policiais

Em abril deste ano, 750 aprovados no concurso da PM começarão o curso de formação de soldados, que deve durar seis meses. Também neste mês, 60 serão convocados para curso de oficial. Já em janeiro de 2022, está prevista a convocação de mais 700 pessoas para a segunda turma de soldados.

No Corpo de Bombeiros, 100 começarão o curso de formação em abril. A duração será de sete meses. Vinte também serão convocados para curso de oficial, com duração de 12 meses. Já em janeiro de 2022, mais 100 serão convocados para curso de formação.

Na Polícia Civil, 50 aprovados serão convocados para formação em delegado a partir de abril. Duração do curso é de quatro meses. Em abril de 2022, mais 50 convocações.

Por fim, na Polícia Científica, serão 50 aprovados que farão curso para médico legista. Duração de quatro meses, contados a partir de abril. E 45 pessoas farão curso para auxiliar de perito, só em a partir de abril de 2022.

Lembrando que, como já ocorreu em outras ocasiões, o cronograma poderá sofrer alterações.

$ads={2}

Com informações do Ronda JC

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE