Projeto voluntário que ajuda famílias carentes de Sertânia é destaque no Fantástico

Na reportagem é mostrada a dura realidade de famílias sertanienses, e a solidariedade voluntária que tem mudado a vida dessas pessoas. A reportagem foi ao ar neste domingo (08).


Em Sertânia, município a 300 quilômetros de Recife, falta comida no prato, estrutura, saneamento, emprego. Mas é também neste pedacinho do sertão de Pernambuco que sobra solidariedade. Uma fábrica que parou de funcionar há 50 anos, no Bairro Alto do Rio, agora é sede de um projeto social que atende crianças e adolescentes.

“Quando eu cheguei na comunidade vi 30 famílias em casas de taipa, onde não havia banheiro, não havia água, pessoas extremamente carentes, a maioria analfabetas. Vi aquelas crianças sem um norte, sem um futuro. Eu disse: ‘Meu Deus, o que posso fazer por essas crianças e por essas famílias?”, conta André Pinheiro, fundador do Lar Fraterno.

O patrimônio da família de André se tornou uma fábrica de esperança desde 2011. Não é uma creche nem uma escola: é o Lar Fraterno Vovó Cavendish, uma casa para apoiar o desenvolvimento das crianças com educação. O caminho para mudar o futuro e para permitir que elas possam ser o que quiserem.

Projeto voluntário que ajuda famílias carentes de Sertânia é destaque no Fantástico
Foto: Fantástico/ Reprodução

As crianças recebem também as refeições do dia. Maria Cileide Paulino é a coordenadora do projeto e sabe o quanto esse trabalho é importante. Filha de agricultores do algodão, ela foi criada em casas de taipa, no sertão.

Além de transformar a vida das crianças, transformou a minha vida esse projeto
diz ela.

Para ter mais qualidade de vida, médicas vão de São Paulo para rodar as estradas do sertão e oferecer cuidado às famílias. A rede de voluntários também tem artistas, e todo apoio é bem-vindo: as mães que podem, por exemplo, ajudam com organizando a doação de alimentos.

Com informações do Fantástico

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE