STF manda investigar Polícia Civil por combater traficantes em favelas

Polícia teria descumprido proibição de combater o crime na pandemia

STF manda investigar Polícia Civil por combater traficantes em favelas
Cada vez mais ousados, os bandidos até postam fotos em redes sociais, como estes, de Jacarepaguá — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Em decisão que lembra a máxima segundo a qual “o Brasil precisa ser estudado”, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na segunda-feira (16) que o Ministério Público Federal investigue ações da Polícia Civil contra bandidos que controlam cerca de 1.500 favelas na cidade do Rio de Janeiro.

$ads={1}

A ordem é para apurar se a Polícia Civil descumpriu a ordem do Supremo que proibiu operações policiais, ressalvadas “situações excepcionais”, durante a pandemia da Covid-19.

A ação foi movida por um grupo de ONGs e mais o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que, a serviço não se sabe exatamente de quais interesses solicitou ao STF — e obteve — a proibição de operações policiais nas favelas da capital fluminense. Os autores da ação não solicitaram nenhuma providência legal contra as facções criminosas de traficantes que controlam essas localidades.

Em sua decisão, Fachin também autorizou os autores da ação, o PSB e ONGs, a terem acesso “às comunicações das operações policiais, assim como aos relatórios produzidos ao final das operações”.

Ele também anulou a decisão da Polícia Federal do Rio de Janeiro de impor sigilo a informações de ações policiais no RJ, incluindo aquelas relativas à operação do Jacarezinho, que deixou 28 mortos.

$ads={2}

Com informações do Diário do Poder

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE