LOSARTANA: Tire suas dúvidas sobre o medicamento de pressão recolhido pela Medley

A Losartana é utilizada para tratar hipertensão arterial, combater doenças cardíacas e proteger rins de pacientes com Diabetes tipo 2

LOSARTANA: Tire suas dúvidas sobre o medicamento de pressão recolhido pela Medley
Foto: Divulgação/ Sanofi Medley

Medicamento usado para tratar hipertensão arterial, combater doenças cardíacas e proteger rins de pacientes com Diabetes tipo 2, a Losartana Potássica da marca Medley está com lotes sendo recolhidos pela Sanofi Medley.

Veja também

PARA QUE SERVE A LOSARTANA?

A Losartana Potássica é utilizada para tratar hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e proteção dos rins em pacientes com Diabetes tipo 2 e proteinúria.

O medicamento tem o objetivo de diminuir a pressão arterial para impedir a constrição das artérias e, com isso, facilita a circulação de sangue.

POR QUE A LOSARTANA ESTÁ SENDO RECOLHIDA?

Segundo a farmacêutica, o medicamento está sendo recolhido porque foi constatada a presença de impurezas mutagênicas na fórmula. Essas impurezas são substâncias que podem alterar o DNA de uma célula e, com isso, crescer o risco de câncer a longo prazo.

O QUE FAZER CASO FAÇA USO DA MEDICAÇÃO?

A devolução do medicamento é gratuita para os consumidores. A recomendação é que o paciente procure o médico para receber orientações de como devolver e como deve continuar o tratamento.

Segundo a Sanofi Medley, há riscos na "interrupção abrupta do tratamento" com losartana sem orientação médica.

QUAIS OS TIPOS DE LOSARTANA QUE PRECISAM SER DEVOLVIDOS

Estão sendo recolhidos os seguintes medicamentos: Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.

QUAIS SÃO AS IMPUREZAS CONTIDAS NA LOSARTANA?

Uma impureza mutagênica é uma substância química que pode causar mudança no DNA de uma célula. De acordo com o laboratório, “essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico de essa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido”.

As nitrosaminas são compostos comumente encontrados na água, em alimentos defumados e grelhados, laticínios e vegetais, segundo a Anvisa.

“Sabe-se que a exposição a esses compostos dentro de limites seguros representa baixo risco de agravos à saúde. No entanto, acima de níveis aceitáveis e por longo período, a exposição às nitrosaminas pode aumentar o risco da ocorrência de câncer”, escreveu a agência em comunicado.

Com informações do Portal Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE