Mulher descobre que marca de nascença na coxa era câncer de pele

Foram retirados quatro centímetros da pele da coxa, com profundidade de mais de dois centímetros.

Mulher descobre que marca de nascença na coxa era câncer de pele
Por ser preta, ela achou que não poderia ter câncer de pele — Foto: Reprodução/ Facebook/ Ilia Lia Smith

A enfermeira de 42 anos, descobriu que uma mancha que ela acreditava ser um sinal de nascença, mas, na verdade, era um câncer de pele. Ilia Smith (Texas) não se lembrava de quando a marca tinha aparecido, e o sinal só a preocupou quando começou a coçar e sangrar.

Após uma biopsia veio a confirmação do câncer, melanoma em estágio 2. Sendo necessário retirar quatro centímetros da pele da coxa, com profundidade de mais de dois centímetros.

Ilia convivia com a mancha há 11 anos, quando foi feita a cirurgia. Em 2009 uma colega de trabalho havia alertado que o sinal poderia ser câncer, mas por ser preta achou que não poderia ter câncer de pele. “Eu pensava que não precisava usar protetor solar”, disse ela em suas redes sociais.

Mesmo após ter ficado longos anos sem fazer tratamento, o câncer não se espalhou para outras partes do corpo. Mas, devido à profundidade da cicatriz, ela precisou fazer uma cirurgia plástica. Hoje, Ilia dá palestras a pessoas pretas sobre a importância e cuidado com a exposição sol.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O câncer de pele melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão.

É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE