Sertânia confirma primeiro óbito por Covid-19

O Governo Municipal de Sertânia divulgou na manhã desta sexta-feira (10), o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no município.

Sertânia confirma primeiro óbito por Covid-19
Arte: Divulgação



De acordo com a Secretaria de Saúde trata-se de uma mulher de 60 anos que veio a óbito na última segunda-feira (6).

No domingo (5), a senhora deu entrada no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette apresentando sintomas sugestivos para a Covid-19. Após a realização da classificação de risco, a paciente foi transferida para o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, onde veio a falecer na segunda-feira (6).

Leia também ↷
>> Secretaria de Saúde divulga boletim sobre casos suspeitos de Covid-19 em Sertânia
>> Governo Municipal de Sertânia emite nota oficial sobre caso suspeito da Covid-19

A senhora foi submetida a teste para diagnóstico do novo coronavírus e o resultado que saiu nesta sexta-feira (10) confirmou a infecção por Covid-19. Ela tinha histórico de cardiopatia chagásica, hipertensão e diabetes. A Vigilância Epidemiológica da cidade está monitorando as pessoas que tiveram contato mais próximo com a paciente e a família dela está em isolamento domiciliar.

Para tentar conter o avanço da doença no município, a Prefeitura de Sertânia adotou inúmeras medidas, como: a criação do Comitê Gestor de Crise, suspensão das aulas da rede municipal e privada, suspensão do atendimento ao público nas repartições do município, proibição de encontros com mais de 10 pessoas, desinfecção de locais públicos, barreira sanitária, aquisição de equipamentos para a saúde, compra de EPIs para profissionais da área, produção de máscaras, cancelamento de todas as festividades custeadas ou patrocinadas pelo poder público municipal, até 30 de junho, destinação de leitos no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette para casos suspeitos de Covid-19, entre outras providências.

$ads={1}
Mas a principal atividade consiste na intensa campanha de mobilização e divulgação sobre os cuidados que cada cidadão deve ter para evitar o contágio da Covid-19, como: ficar em casa; não ter contato com pessoas que viajaram ou chegaram há pouco tempo de viagem; lavar com frequência as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir com o ombro ou braço a boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações de pessoas e evitar aperto de mão, beijos e abraços.

É preciso, ainda, limpar sempre com álcool objetos tocados frequentemente, como celular, computador, e controle remoto, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, a exemplo de pratos e copos. Se apresentar sintomas leves como tosse, dor no corpo e congestão nasal, fique em casa. Se tiver febre, procure o posto de saúde mais próximo. Vá ao hospital apenas em caso de falta de ar e febre alta, acompanhada de tosse.

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE