Caixa libera uso do auxílio emergencial para pagamento nas maquininhas

Segundo o banco, pelo menos três milhões de estabelecimentos comerciais já estão habilitados para essa função

Caixa libera uso do auxílio emergencial para pagamento nas maquininhas
Pagamentos poderão ser feitos via leitura de QR code nas maquininhas — Foto: Reprodução/ Internet



A partir desta sexta-feira (29), os beneficiários do auxílio emergencial poderão realizar compras, sem necessidade de cartão, através das adquirentes, popularmente conhecidas como maquininhas. A medida é implementada pela Caixa para evitar a necessidade de saques e aglomerações nas agências, reduzindo a possibilidade de contágio do novo coronavírus e também a necessidade de emissão acima da média de cédulas para realização dos pagamentos.

De acordo com a Caixa, em todo o País pelo menos três milhões de estabelecimentos comerciais já estão aptos para aceitar essa forma de pagamento. "Não vai precisar sacar ou movimentar o dinheiro (no aplicativo Caixa Tem) e andar com cartão na carteira. Com o celular vai precisar só encostar na maquininha. Já temos três milhões de comércios recebendo dessa forma, são supermercados, farmácias, atacadistas e vários outros farão parte desse grupo", explicou o vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa, Cláudio Salituro.

Leia também ↷
>> Câmara aprova auxílio emergencial de R$ 600 para artistas
>> Veja como usar cartão virtual do auxílio emergencial em mercados, lojas e pagamento da Celpe

Para fazer uso do novo recurso disponibilizado para as maquininhas, o beneficiário não precisará estar com conexão à internet na hora da compra. Ao abrir o aplicativo, basta selecionar a opção "pagar na maquininha". O app então abrirá automaticamente a câmera do celular, que ao ser aproximado da maquininha, fará a leitura do QR Code disponibilizado. A atualização do aplicativo está sendo feita por região, mas o banco não deu prazo para que todos os usuários tenham a nova função habilitada. 

A Caixa não divulgou quais as adquirentes que já estão habilitadas para oferecer o serviço, só confirmou que a operação será feita através da bandeira Elo, pertencente ao banco. "Todos os adquirentes, sem exceção, podem participar. Nós temos a bandeira Elo, que é quem está coordenando. Via bandeira Elo, que é a bandeira que nós utilizamos aqui na Caixa, pode fazer", disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. 

A Cielo, controlada por Bradesco e Banco do Brasil, já havia lançado a opção de o cartão de débito online ser aceito nas máquinas do modelo LIO. O usuário, no entanto, precisava informar o número do cartão, o código de verificação e a data de validade para o vendedor fazer o registro da compra manualmente.

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, a Cielo informou que habilitou 1,5 milhão de maquininhas em todo o Brasil para aceitarem pagamentos dos beneficiários do auxílio emergencial. Quase 120 empresas - dentre elas Carrefour, Big e GPA - adotaram a tecnologia, que está disponível em 10 mil pontos de venda no País.

$ads={1}
A partir de segunda-feira (8), a Rede, empresa de meios de pagamentos, diz que disponibilizará em "ampla escala" a aceitação de pagamentos com o aplicativo Caixa Tem. Embora não divulgue um número preciso, a empresa "paulatinamente" disponibilizando a funcionalidade seu parque de equipamento.

Sem a confirmação de quais adquirentes estão participando do programa, embora o usuário tenha à disposição mais de 3 milhões de estabelecimentos comerciais, é preciso encontrar maquininhas que, além de aceitar a bandeira Elo, estejam habilitadas para pagamentos via QR Code. 

Digitalização

A parceria com as maquininhas faz parte do processo de digitalização acelerado pela Caixa por conta dos pagamentos do auxílio emergencial. Para o programa, o banco já abriu mais de 42 milhões de contas poupança digitais, e a ideia é ampliar esse número acrescentando beneficiários do Bolsa Família, mantendo posteriormente as contas na carteira do banco. Para usar a nova funcionalidade, o usuário não pagará taxas, segundo a Caixa. "Somente o valor da compra é descontado da conta", diz Salituro. 

Atualmente, 80% das Poupanças Sociais Digitais que receberam o crédito do auxílio emergencial foram movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, totalizando cerca de 5,5 milhões de pagamentos de boleto e 25 milhões de transferências eletrônicas, conforme o banco. 

 Até esta quinta-feira (28), receberam o auxílio emergencial 57,9 milhões de brasileiros. O número corresponde ao pagamento da primeira e da segunda parcela, totalizando uma cifra acima dos R$ 74 bilhões. Outros 10 milhões de pedidos ainda aguardam análise da Dataprev e Ministério da Cidadania. 

A partir deste sábado (30), a Caixa dá início à possibilidade de saques da segunda parcela do auxílio emergencial. O calendário segue, por dia, o mês de nascimento do beneficiário. Nesse mesmo calendário, também será permitido aos beneficiários a transferência do dinheiro da conta poupança digital para contas indicadas em outros bancos.

Com informações do JC Online

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE