Covid-19: Prefeitura de Sertânia entrega protocolo de segurança para academias, restaurantes e lanchonetes

O documento estabelece uma série de recomendações para a aplicação de medidas preventivas, que pretendem evitar o contágio da doença.

Covid-19: Prefeitura de Sertânia entrega protocolo de segurança para academias, restaurantes e lanchonetes
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sertânia divulgou o protocolo de segurança para academias, restaurantes, lanchonetes e similares, que foram autorizados, pelo Governo do Estado de Pernambuco, a abrir nesta pandemia da Covid-19, a partir desta segunda-feira (10).

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São orientações específicas para cada setor, que devem respeitar, principalmente, o Protocolo Geral do estado de Pernambuco. Esse material foi entregue pela Vigilância em Saúde a todos os responsáveis por esses locais.

Academias de ginástica e similares:

  • Estão autorizados a funcionar obedecendo à ocupação simultânea de 1 (um) aluno a cada 10m²; devendo delimitar com fita o espaço em que cada aluno deve se exercitar; 
  • Cada aluno deve ficar a 1,5 metro de distância do outro; 
  • Distância mínima de 2 metros entre os aparelhos;
  • Disponibilizar recipientes com álcool a 70% para higienização das mãos dos alunos, profissionais e colaboradores em todas as áreas da academia;
  • Durante o horário de funcionamento da academia, o local deve ser fechado de 2 a 3 vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para a limpeza geral e desinfecção dos ambientes;
  • Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPIS) para profissionais, colaboradores e terceirizados; e
  • Uso obrigatório de máscara pelos alunos ou visitantes nas dependências da academia, inclusive, quando em atividade.

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Restaurantes, lanchonetes e afins:

  • Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar oferecendo sistema de vendas com entrega por aplicativos de delivery ou retirada da mercadoria por coleta, além disso, podem também funcionar com atendimento presencial, limitado a 50% do total da capacidade de clientes autorizada pelo atestado de regularidade do bombeiro e distanciamento entre as mesas. O atendimento presencial deverá estar limitado ao funcionamento no máximo até 20h;
  • Fica proibida a realização, nestes estabelecimentos, de eventos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas;
  • Garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre clientes de mesas diferentes;
  • As mesas devem respeitar um limite máximo de 10 pessoas;
  • Todos os clientes devem utilizar máscara enquanto estiverem no estabelecimento;
  • Reforçar a limpeza e a desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, balcões, teclados, maçanetas, botões, etc.) e banheiros a cada duas horas e também antes do início do expediente;
  • Disponibilizar a funcionários e clientes, em todos os pontos de entrada e de atendimento, álcool 70%;
  • Limpar e higienizar mesas, cadeiras, superfícies de comer (bandejas) após o uso de cada cliente; e
  • Acompanhar diariamente sintomatologia dos trabalhadores.

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