Pernambuco autoriza volta das aulas presenciais a partir de outubro para o ensino médio; confira o cronograma

Primeiro serão os estudantes do 3º ano, em 6 de outubro. Na semana seguinte, os do 2º ano e depois do 1º ano. Permanecem suspensas aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental

Pernambuco autoriza volta das aulas presenciais a partir de outubro para o ensino médio; confira o cronograma
Por causa das provas do Enem e do vestibular seriado da UPE, alunos do 3º ano do ensino médio serão os primeiros a voltar ao ensino presencial em Pernambuco — Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Os alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas, serão os primeiros a voltar às aulas presenciais em Pernambuco, em outubro. Estudantes da educação infantil e do ensino fundamental permanecerão com atividades online. A informação foi repassada pelo governo estadual durante coletiva de imprensa online realizada na tarde desta segunda-feira (21). O Estado completa 188 dias com escolas fechadas, desde 18 de março.

Os concluintes do ensino médio, ou seja, alunos do 3º ano, poderão ir pra escola a partir do dia 6 de outubro. Na semana seguinte, em 13 de outubro, retornarão os estudantes do 2º ano. Em seguida, em 20 de outubro, retomam os adolescentes do 1º ano do ensino médio.


O governo reforça que o retorno será opcional, ou seja, vai depender da avaliação das escolas e das famílias. E que as datas de retomada podem ser definidas por cada unidade, a partir da data autorizada para cada série. Também destaca que as turmas devem reduzir o número de alunos no modelo presencial.

OPCIONAL

"A decisão do retorno, neste momento, é de competência de cada pai ou responsável. A volta será opcional", ressalta o secretário estadual de Educação, Fred Amancio. "Continuaremos nas nossas escolas estaduais ofertando o ensino remoto. O que sugerimos que aconteça também nas outras redes", diz Fred. "Ao longo de outubro vamos tomar as decisões que envolvem a educação infantil e o ensino fundamental", destaca o secretário de Educação.

$ads={1}

O governo de Pernambuco informa ainda que alunos, professores e trabalhadores de educação que integram grupos de risco não devem retornar, caso não tenham se infectado antes, segundo o secretário de Saúde, André Longo. Ele informou também que todos os casos suspeitos serão testados na rede estadual de ensino.  A determinação vale para redes públicas e privadas. 

São 335.117 alunos matriculados no ensino médio em Pernambuco, de acordo com o Censo da Educação Básica 2019, do Ministério da Educação. Do 3º ano são cerca de 91 mil. Em toda a educação básica há, no Estado, 2,1 milhões de estudantes.

Uma das justificativas para o retorno começar com os vestibulandos é porque eles farão as provas do Enem em janeiro e fevereiro (dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital).

Dos 5,8 milhões de inscritos no País, 315.693 responderão o exame em Pernambuco. Também porque os concluintes do ensino médio terão as provas do vestibular seriado da UPE e outros processos seletivos para ingresso no ensino superior.

PROTOCOLO

O protocolo que deve ser seguido pelas escolas públicas e privadas foi lançado em 15 de julho, mas o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, informa que uma nova versão do documento, atualizada, será divulgada ainda esta semana. São três grandes
eixos: distanciamento social; prevenção e proteção; e monitoramento e comunicação.

Com informações do JC Online

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE