Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação segue até dia 30 de outubro

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, entre os dias 05 e 30 de outubro.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação segue até dia 30 de outubro
Foto: Reprodução/ Internet

São duas estratégias que acontecem ao mesmo tempo e visam alertar a população a procurar o serviço mesmo com a pandemia da Covid-19. A vacina é importante para manter as crianças imunes à doença. Este ano, o Dia D será no próximo sábado (17) e objetiva reforçar a mobilização nacional. Aqui no município ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde e Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 17h.


A vacinação da poliomielite visa diminuir as chances de reincidência da doença e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Aqui em Sertânia o objetivo é vacinar em média 2.100 crianças. Atualmente, o esquema da vacinação de poliomielite é composto por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Na programação, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

$ads={1}

Já a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente tem ênfase nas vacinas contra HPV para meningo ACWY e visa reduzir o risco de reintrodução do vírus causador da paralisia infantil, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças. Além de atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e diminuir as incidências de doenças imunoprevencíveis.

Serviço

As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família e Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 07h às 12h e das 14h às 17h.

No Dia D

Das 8h às 17h nas Unidades de Saúde e Centro de Saúde da Mulher. É necessário levar o cartão do SUS e caderneta de vacinação. Quem não tem a caderneta, não deve deixar de procurar a unidade de saúde.

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE