Com calor de 50ºC, Dubai cria tempestade artificial para baixar termômetros

Drones liberaram cargas elétricas nas nuvens para criar chuva

Com calor de 50ºC, Dubai cria tempestade artificial para baixar termômetros
Tecnologia usa drones para estimular chuvas na região — Foto: Reprodução

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vem enfrentando temperaturas superiores a 50ºC há dias. Situada na região do deserto da Arábia, na costa do Golfo Pérsico, Dubai recebe em média menos de 10 centímetros de chuva por ano. O que não é o bastante para amenizar as fortes temperaturas que castigam a região, sendo necessário a produção de tempestades artificiais para amenizar a onda de calor extremo.

$ads={1}

Um teste iniciado nesta semana, criou um temporal com a ajuda de diversos drones, que liberaram cargas elétricas nas nuvens, fazendo o estimulo para que elas se aglutinassem e formassem chuva. O projeto conta com a parceria de pesquisadores ingleses, que estudam a técnica desde meados do século passado.


O que estamos tentando fazer é com que as gotículas dentro das nuvens sejam grandes o suficiente para que, quando caiam da nuvem, sobrevivam até a superfície
explica Keri Nicoll, meteorologista da Universidade de Reading.


Segundo o Departamento de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, a estratégia tem funcionado. O uso dessa tecnologia que estimula chuvas artificialmente foi iniciado em 2017, e custou ao governo dos Emirados Árabes Unidos, em torno de US $ 15 milhões. Chuvas fortes têm caído sobre a região, num fenômeno semelhante às monções que desabam anualmente sobre a Índia.

A técnica de pulverização ou semeadura de nuvens foi criada originalmente por cientistas americanos na década de 1940. Ela consistia em bombardear a atmosfera com partículas sólidas, geralmente sal ou iodeto de prata, para estimular a precipitação em regiões sujeitas a estiagens rigorosas.


Inscreva-se em nosso canal no YouTube


$ads={2}

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE