Algumas pessoas se agarram à uma aeronave militar, que levantava voo e, minutos depois, é possível vê-las caindo de milhares de metros de altura.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o desespero de civis tentando deixar o Afeganistão, após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder após 20 anos.
Segundo informações de agências internacionais, soldados norte-americanos atiraram para o alto para tentar restabelecer a ordem e conter os civis quem tentavam embarcar em voos militares exclusivos para diplomatas e funcionários da Embaixada dos EUA. O Wall Street Journal afirmou que três mortes foram causadas por arma de fogo.
O palácio presidencial foi ocupado pelas novas forças políticas no domingo (15). O presidente Ashraf Ghani fugiu do país.
Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, em resposta ao atentado do 11 de Setembro. Durante seu mandato, o ex-presidente Donald Trump, havia assinado um acordo com o Talibã, em fevereiro do ano passado, para a retirada total das tropas do país em abril de 2021.
O presidente, Joe Biden, adiou a saída completa para o fim deste mês. Com a retirada das tropas, o Talibã reconquistou o poder. A maior parte da população teme que os insurgentes instaurem o mesmo regime fundamentalista de quando governaram o país entre 1996 e 2001.