Falha humana foi o que causou pane global do Facebook, afirma especialista

A pane global do Facebook desencadeou a queda do Instagram, Mensager e WhatsApp

Falha humana foi o que causou pane global do Facebook, afirma especialista
Foto: Reprodução/ Piqsels

O apagão do Facebook – que também atingiu o Instagram, Mensager e o WhatsApp – na segunda-feira (4) foi fruto de “falha grave e humana, não do sistema”, na avaliação do especialista em segurança digital, Marcus Garcia, em entrevista à CNN Rádio nesta terça-feira (5).

$ads={1}

Veja também

Em comunicado, o Facebook informou que houve uma falha de configuração na rede interna. “Foi um problema no sistema que faz as rotas para que a internet saiba como chegar até as redes sociais.”

Ao mesmo tempo, a própria configuração interna da empresa não funcionou. Como toda a base dos aplicativos possui os mesmos “datacenters” – ou servidores – todos os serviços compartilhavam do mesmo sistema que apresentou a falha, causando a queda generalizada.

Continua depois da publicidade


Mesmo assim, Marcus Garcia não acredita que os “datacenters” voltarão a ser isolados entre si. “O Facebook veio integrando nos últimos dois anos os sistemas. Os três têm interdependência.”

“Essa falha do ponto de vista de tecnologia foi catastrófica. Não permitiu ‘meio funcionamento’. Caiu de forma integral. Salvo que tivessem outros datacenters para esse fim, não vejo como poderiam prevenir. Foi uma falha grave e humana, não foi de sistema”, acrescentou.

Marcus Garcia ainda reforçou que não houve vazamentos de dados, mas fez um alerta importante. “A forma mais segura de proteção é não ter dados pessoais importantes nessas redes sociais. O mínimo possível é o melhor.”

$ads={2}

Com informações da CNN Brasil

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE