Em Sertânia, estelionatário aplica golpe do falso pagamento e leva moto; veja o vídeo

A principal suspeita é que o estelionatário esteja aplicando golpes em cidades do Agreste, Sertão, Pajeú e Cariri Paraibano.

Estelionatário aplica golpe do falso comprovante em compra de moto em Sertânia
A moto levada e o golpista no interior da oficina — Foto: Divulgação 

O golpe foi aplicado nesta terça-feira (18), em uma oficina de motos no centro de Sertânia, no Sertão de Pernambuco.

A vítima, Tiago Albuquerque, contou que o estelionatário disse que é do município de Toritama, no Agreste. Tiago havia feito um anúncio da venda da moto nas redes sociais, isso despertou o interesse do golpista que entrou em contato. A moto levada é usada para trilhas e não possui placa, CRF 250, vermelha, ano 2012.

Em Sertânia, estelionatário aplica golpe do falso pagamento e leva moto; veja o vídeo
Foto: Divulgação

Estelionatário usou o velho golpe do falso comprovante de pagamento e ludibriou a vítima, que entregou a nota fiscal e a moto. Tiago só percebeu que caiu no golpe após algumas horas, infelizmente o prejuízo ficou em torno de R$ 9.500,00.

O circuito de vídeo monitoramento da oficina onde a moto foi levada registrou o golpista. O mesmo é alto, mede cerca de 1,70, tem olhos claros e uma tatuagem no braço direito. A vítima registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Sertânia.

VEJA O VÍDEO


FALSO COMPROVANTE DE PAGAMENTO É O GOLPE MAIS USADO NO BRASIL

No golpe mais utilizado no país, o fraudador elabora um falso comprovante de depósito, com os dados da vítima, e envia por email ou WhatsApp para finalizar uma transação de venda de um produto.

O vendedor acredita que o valor já foi depositado e entrega o produto. Quando percebe o golpe, o golpista já sumiu do mapa: ele já está com o produto em mãos e deixa de responder as mensagens.

O crime costuma acontecer com mais frequência na venda de eletrônicos, que representam 78% dos casos. Celulares aparecem em primeiro lugar (47%), em seguida, videogames (19%) e computadores (13%).

PERFIL DO FRAUDADOR

Os golpistas são extremamente organizados e não atuam sozinhos. Na verdade, eles participam de associações criminosas, que se organizam em rede, para criar contas falsas a partir de dados de pessoas de verdade.

Os fraudadores buscam atrair o maior número de vítimas por meio de anúncios, muitas vezes com abordagens realistas.

Com informações do Mídia em Ação e UOL

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE