Vereador de Petrolina é preso com fuzil, espingardas, pistolas e munições

Gaturiano foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado para a Delegacia de Petrolina

Vereador de Petrolina é preso com fuzil, espingardas, pistolas e munições
Vereador de Petrolina é preso com fuzil, espingardas, pistolas e munições — Foto: Divulgação/ PRF

O vereador de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Gaturiano Cigano foi preso por porte ilegal de arma de fogo, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante abordagem no km 180 da BR-428, nessa terça-feira (15). No veículo, estavam oito armas de fogo, além de munições, coletes e facas.

Segundo a PRF, o político estava com outros três homens, que não tiveram nomes e idades divulgados, em um veículo de luxo blindado, que teria sido adquirido de forma fraudulenta.

O flagrante ocorreu a partir de uma informação fornecida pelo Sistema Nacional de Alarmes (Sinal), uma ferramenta da PRF que auxilia a localizar veículos roubados, furtados ou irregulares, a partir de um cadastro da própria vítima.

De acordo com a corporação, em vistoria no interior do veículo, foram encontrados um fuzil calibre 5,56, duas espingardas calibre 12, duas pistolas calibre 9mm, uma pistola calibre .40, uma pistola calibre .380 e um revólver calibre .38, além de cinco coletes, 281 munições de diversos calibres e duas facas.
Do armamento transportado, não foram apresentados a guia de tráfego do fuzil, o registro de uma das pistolas 9mm e do revólver calibre .38.

Vereador de Petrolina é preso com fuzil, espingardas, pistolas e munições
Foto: Reprodução

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), os envolvidos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e encaminhados, junto com o carro e o material apreendido, para a Delegacia de Petrolina, onde ficam à disposição da Justiça para audiência de custódia.

OPERAÇÃO ERRANTES

O vereador Gaturiano Cigano também é um dos alvos da Operação Errantes, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16), pela Polícia Federal na Bahia, que cumpre 24 mandados de prisão preventiva e outros 32 mandados de busca nas cidades de Petrolina e Tabira, no Sertão de Pernambuco, e no município baiano de Filadélfia.

A ação visa a desarticular uma organização criminosa especializada na prática de diversas fraudes contra a Previdência Social, em especial na criação de pessoas fictícias para a obtenção indevida de Benefícios de Prestação Continuada (BPC), pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Segundo a PF, foram constatados 420 benefícios fraudulentamente obtidos, que geraram um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões aos cofres públicos.

Ainda de acordo com a PF, o dinheiro oriundo dos benefícios fraudulentamente recebidos foi "lavado" com agiotagem; movimentação em contas bancárias tituladas por terceiros; aquisição de bens em nome de pessoas "laranjas" e emprego do dinheiro "sujo" em atividades econômicas (agronegócio, aluguel, venda e permuta de bens móveis e imóveis).

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Petrolina informou que recebeu em sua sede, no início desta manhã, uma equipe da PF para cumprimento de um mandado de busca e apreensão no gabinete do vereador Gaturiano Cigano.

"A Câmara atendeu de imediato ao mandado e prestou auxílio ao trabalho dos agentes. A ação foi acompanhada pelo presidente da Câmara, o vereador Aero Cruz, bem como pela Diretoria Administrativa e pela Assessoria Jurídica da Casa. As investigações seguem com as autoridades competentes", informou a nota.

Mais de 150 policiais federais, incluindo integrantes do Comando de Operações Táticas (COT) e do Comando de Aviação (CAV) da PF, com o auxílio do Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (NUINT), participam da operação.

Com informações da FolhaPE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE