Alerta de Golpe: mensagem de aviso de direitos autorais do Instagram é falsa

Você recebeu uma mensagem direta no Instagram ou WhatsApp informando que foi detectado violação de direitos autorais no seu perfil? Cuidado, é um golpe de phishing.

Alerta de Golpe: mensagem de aviso de direitos autorais do Instagram é falsa
Analisador de link da PSafe— Foto: Reprodução/ PSafe

No último sábado (5) voltamos a ser alvos de uma tentativa de golpe conhecido como phishing. Desta vez não recebemos a mensagem pelo Instagram e sim pelo WhatsApp, mas a mensagem se refere a uma suposta violação no nosso perfil do Instagram, é claro que não acreditamos e bloqueamos e denunciamos o golpe à plataforma.

Em novembro 2020, os invasores enviaram uma mensagem por meio de um perfil criminoso na tentativa de se passar pela equipe técnica do próprio Instagram. Na mensagem, os criminosos diziam que o blog havia violado os direitos da plataforma e informavam a exclusão da conta em 24h. Para evitar a exclusão da conta, segundo os criminosos, era preciso clicar em um link enviado por eles e preencher um formulário cedendo as informações de login.

Alerta de Golpe: mensagem de aviso de direitos autorais do Instagram é falsa
Mensagem enviada pelo golpista para o nosso WhatsApp — Foto: Divulgação/ Mídia em Ação

Veja também

O QUE É "PHISHING"

Phishing é a prática de "pescar" informações pessoais de usuários a partir de mensagens falsas com links que levam a sites igualmente falsos. Cibercriminosos costumavam usar datas comemorativas e eventos que geram "buzz" para espalhar mensagens que oferecem falsos presentes, mas agora os golpes também estão mais sofisticados.

FIQUE ESPERTO, NÃO CAIA NO GOLPE

Para proteger sua conta, a recomendação é verificar a barra de endereço da URL. "Se em vez do Instagram.com, ele disser algo como 1stogram.com ou instagram.security-settings.com, saia rápido de lá e nem pense em inserir dados pessoais".

Outra dica é não inserir suas credenciais de login para autentificação em serviços e aplicativos de terceiros, além de ativar a autentificação de dois fatores no Instagram e na sua conta de e-mail.

COMO SABER SE UM LINK É SEGURO?

Acesse o site do Google, copie o link sem clicar nele, cole no verificador de status do site, clique na lupa e pronto, o verificador dirá se o link tem conteúdo nocivo ou que tenta enganar visitantes.

Outra opção é o site da PSave, cole o link suspeito no analisador e em seguida clique em analisar. Se o link não for seguro ele exibirá um alerta vermelho.

Com informações do Mídia em Ação e Canaltech

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE