Receita médica com letra ilegível prejudica tratamento de paciente em Sertânia; informações atualizadas

O paciente denúncia que um médico do hospital de Sertânia receitou medicamentos ilegíveis, o que impossibilitou o tratamento de uma infecção.

Receita médica com letra ilegível prejudica tratamento de paciente em Sertânia; informações atualizadas
Receituário prescrito pelo médico — Foto: Reprodução/ Eduardo Azevedo/ Mídia em Ação

*Matéria atualizada às 19h28

Atualizando as informações, na noite desta quinta-feira, 2, o paciente procurou novamente a unidade e lá foi informado que a situação foi passada a administração da unidade. Dois enfermeiros de plantão entraram em contato com o médico e conseguiram os nomes dos dois medicamentos prescritos. Medicamentos prescritos: Tavok 750mg 1x ao dia por 7 dias; Novalgina 1g, 8 em 8 horas, se sentir dor.

ENTENDA O CASO

O denunciante é o repórter, Eduardo Azevedo, que precisou ir ao Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, na noite desta quarta-feira, 1º.

Sentindo dores em um lado do rosto e com suspeita de sinusite odontogênica, o paciente passou pela triagem, foi atendido pelo médico plantonista, que em uma consulta rápida, prescreveu duas injeções (injeções que foram aplicadas na unidade), e outros dois medicamentos para serem comprados e continuar o tratamento em casa. Na manhã desta quinta-feira, nenhum dos medicamentos puderam ser comprados, o motivo é que nenhum farmacêutico entendeu a letra do médico.

Passamos em três farmácias e a letra não foi compreendida pelos profissionais que lá trabalham. Voltamos ao hospital e na recepção o receituário também não foi compreendido, mas as atendentes prontamente indicaram uma enfermeira que poderia ajudar a decifrar, novamente, não foi possível identificar o que o médico escreveu. A enfermeira decidiu procurar ajuda com a direção do hospital para perguntar ao médico quais medicamentos foram prescritos, porém naquela ocasião, ele não foi localizado
disse o paciente.

O paciente não pôde aguardar na unidade e deixou o seu contato com a enfermeira que se prontificou ajudar, mas até a publicação desta matéria o paciente não obteve retorno. O Mídia em Ação também está à disposição para quaisquer esclarecimentos da direção do hospital.

MÉDICO QUE EMITIR RECEITA COM LETRA ILEGÍVEL PODE SER PUNIDO PELO CRM


A reportagem do Bom dia Paraíba (TV Globo) pode ser assistida no site oficial da emissora.

TRANSTORNOS AOS PACIENTES

Letra ilegível no receituário pode gerar problemas graves ou até mesmo a morte. Uma receita mal escrita pode levar o paciente a utilizar o medicamento errado ou, até mesmo, a dosagem incorreta. Existem muitos remédios com nomes parecidos que, se não estiverem escritos de forma clara, podem induzir o paciente ao erro prejudicando o seu estado de saúde.

A legibilidade das receitas é obrigatória desde 1973, através da lei Federal n.º 5.991, que diz que somente será aviada a receita que estiver escrita de modo legível.

Além de infringir uma lei federal, ao escrever de forma ilegível o médico também está ferindo o Código de Ética.

Os conselhos regionais de medicina já emitiram diversos pareceres, ressaltando que todos os dados da prescrição deverão estar preenchidos corretamente, pois as farmácias não estão autorizadas a vender receitas incompletas ou mal preenchidas.

Também resolução da Anvisa de 2007 autoriza o farmacêutico a avaliar a receita pelos critérios de legibilidade antes de aviá-la, podendo barrá-la pelos riscos que uma interpretação errônea pode causar.

Com informações do Mídia em Ação, 
Bom Dia Paraíba (TV Globo) e Diário do Litoral

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE