Taxa de desemprego em Pernambuco é a segunda maior do país, segundo IBGE

Pernambuco possui a segunda maior taxa de desemprego do Brasil, com 14,1%, no primeiro trimestre de 2023, de acordo com o IBGE.

Taxa de desemprego em Pernambuco é a segunda maior do país, segundo IBGE
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Houve uma redução de 2,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, mas um aumento de 1,8 ponto percentual em comparação com o último trimestre de 2022. O estado registrou uma queda na população desocupada, mas um aumento na população ocupada, com 48,9% atuando na informalidade. A pesquisa foi divulgada nessa quinta, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Brasil, a taxa de desemprego ficou em 8,8% no primeiro trimestre de 2023, com um aumento de 0,9 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2022. Comparado ao mesmo período de 2022, houve uma redução de 2,4 pontos percentuais. Dentre os estados, além de Pernambuco, Bahia, Amapá e Rio Grande do Norte apresentaram as maiores taxas de desemprego, enquanto Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso tiveram as menores taxas.

A taxa de desemprego para homens foi de 7,2%, enquanto para mulheres foi de 10,8%. As taxas de desocupação por cor ou raça foram de 6,8% para brancos, 11,3% para pretos e 10,1% para pardos, sendo esta última acima da média nacional.

Esse texto foi redigido com o auxílio de inteligência artificial, com supervisão humana. Se você percebeu algum erro, clique aqui e relate!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE