Secretaria de Saúde confirma caso de morcego infectado com raiva em Salgueiro

Um caso de morcego infectado com o vírus da raiva foi confirmado em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, pela Secretaria Estadual de Saúde.

Secretaria de Saúde confirma caso de morcego infectado com raiva em Salgueiro
Foto: Reprodução/ Pexels

De acordo com o Blog do Carlos Britto, o morcego foi capturado em uma residência e não houve agressão do animal aos moradores, mas medidas de vigilância epidemiológica foram iniciadas, incluindo bloqueio e vacinação dos animais não imunizados.

O animal foi capturado e enviado para análise no dia 18 de abril. O blog recebeu a nota de confirmação do caso na última quarta, 17, de maio.

A raiva é uma doença viral transmitida por animais, sendo os morcegos os principais reservatórios silvestres em áreas urbanas. Desde 2018, Pernambuco registrou 75 casos de raiva animal, sendo a maioria em animais silvestres.

CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR

  • Evitar contato com animais silvestres (morcego, macaco, raposa, sagui e demais);
  • Evitar contato direto, captura do morcego morto, ou com comportamento estranho;
  • Realizar a vacinação antirrábica nos animais domésticos (cães e gatos) anualmente;
  • Evitar o contato dos animais domésticos com os silvestres. Se em caso de agressão realizada pelo silvestre ao animal doméstico, mesmo que vacinado, a vigilância epidemiológica deve ser acionada;
  • Em caso de agressão sofrida por humano, o ferimento deve ser limpo com água e sabão de forma imediata e procurar assistência médica mais próxima.

Esse texto foi redigido com o auxílio de inteligência artificial, com supervisão humana. Se você percebeu algum erro, clique aqui e relate!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE