Carnaval de Pernambuco terá 56 mil postos de trabalho de policiais, 7,84% a mais que em 2019

Serão investidos R$ 10,2 milhões em jornadas extras dos policiais e servidores

Carnaval de Pernambuco terá 56 mil postos de trabalho de policiais, 7,84% a mais que em 2019
Coletiva para apresentar regras do Carnaval 2020 ocorreu na manhã desta terça-feira — Foto: Divulgação/ PMPE



O Carnaval de Pernambuco em 2020 contará com mais de 56 mil postos de segurança, um aumento de 7,84% em comparação ao último ano. Para isso, estão sendo investidos R$ 10,2 milhões em jornadas extras dos policiais e servidores. Os detalhes foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na manhã desta terça-feira (11).

Um mesmo agente pode ocupar mais de um posto de trabalho; portanto, as jornadas não correspondem ao número de oficiais que serão empregados na operação.

Somente a Polícia Militar destacou 44.300 postos de trabalho para a Operação Carnaval 2020, cobrindo todo o Estado. Pela Polícia Civil, haverá 5.966 jornadas extras para agentes, escrivães e delegados, além do efetivo ordinário.

Os 5.268 postos de trabalho preenchidos pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) serão voltados tanto para resgate e salvamento como para fiscalização de palcos, camarotes e outras estruturas montadas para os festejos. Já Pela Corregedoria Geral e pelo Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social, são 776 escalas, além de 184 para a Polícia Científica.

$ads={1}
A maior parte desse efetivo estará nas ruas e delegacias durante os seis principais dias de festa, da sexta-feira (21) até a Quarta de Cinzas (26). As prévias, que começaram em 4 de janeiro e seguem até 20, vão mobilizar, ao todo, 11.173 postos de trabalho, enquanto o período pós-Carnaval — o qual se estende de 27/02 a 08/03 — contará com 5.228 escalas extraordinárias.


Galo da Madrugada

O Poder Judiciário Estadual estará presente no Galo da Madrugada, por meio do Juizado do Folião. O serviço vai funcionar apenas no dia do desfile (sábado, 22/02), das 13h às 22h, no Fórum Thomaz de Aquino (Avenida Martins de Barros) e na Estação Central do Metrô do Recife. Segundo a SDS, 4.445 profissionais de segurança pública estão destacados para o desfile da agremiação.

Ainda estarão de plantão delegados e agentes da Polícia Civil, efetivo da Polícia Militar e dos Institutos de Medicina Legal (IML), de Criminalística (IC) e de Identificação Tavares Buril (IITB), com o intuito de dar mais celeridade às vítimas de delitos de menor potencial ofensivo. Também prestarão o serviço o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Ministério Público Estadual (MPPE) e a Defensoria Pública.

Dois helicópteros - um da Polícia Rodoviária Federal em parceria com SAMU, e outro da SDS - vão fazer a patrulha aérea do percurso e prestar apoio às equipes do solo. O esquema de segurança ainda contam com oito drones que farão o margeamento do fluxo de pessoas e identificação de suspeitos.

Também serão montados postos de saúde do SAMU e do próprio Galo, além de plataformas de observação da Polícia Militar e dos bombeiros, que também fará vistorias em palcos, camarotes e outras estruturas montadas ao longo do percurso do desfile junto a profissionais da Celpe, Compesa, Emlurb, Dircon, Guarda Municipal, CTTU, Consórcio de Transporte da RMR e Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Monitoramento

Três Centros Integrados de Comando e Controle da SDS e seus órgãos operativos coordenam ações de segurança pública no Estado. Eles terão como base a Região Metropolitana do Recife; Caruaru, que alcançará o Agreste e a Zona da Mata; e Serra Talhada, responsável pelo monitoramento do Sertão. Tais centros contam com um sistema integrado de acompanhamento de ocorrências, que tem como objetivo agilizar a resposta do policiamento.

Os Centros são abastecidos por videomonitoramento de áreas estratégicas, como o Recife Antigo, o Sítio Histórico de Olinda, as vias do Centro do Recife por onde passa o Galo da Madrugada, os Polos Descentralizados da Capital e nos municípios de Ipojuca, Caruaru e Petrolina.

Distribuição

Os dois principais polos carnavalescos de Pernambuco, que são o Sítio Histórico de Olinda e o Recife Antigo, contarão, respectivamente, com 7.262 e 5.223 postos de trabalho ativados na segurança durante o Carnaval propriamente dito (de 21/02 a 26/02), conforme a SDS. Para as demais áreas dessas cidades e os outros 13 municípios da RMR, estão previstos 10.080. No Agreste e na Zona da Mata, haverá 12.427 escalas de reforço, enquanto no Sertão elas serão, ao todo, 5.101.

Importunação sexual

No pré-Carnaval, os cidadãos poderão prestar queixa nas Delegacias Móveis da Polícia Civil de Pernambuco no Baile Municipal do Recife, Virgens do Bairro Novo, Bloco Cabeça de Touro, Bloco Confraria da Sucata (Caruaru) e Olinda Beer.

Já durante os seis dias de Carnaval, o serviço estará disponível na Cidade Alta de Olinda, no Galo da Madrugada, Papangu de Bezerros, Encontro de Maracatus de Nazaré da Mata, Pátio de São Pedro, Rua da Aurora e Praça do Diário.

A Central de Plantões de Olinda, localizada na Casa dos Conselhos Municipais de Educação (Avenida Sigismundo Gonçalves, 234, Varadouro) e a Delegacia da Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, serão pontos de atendimento especializado para casos de importunação sexual. Segundo a corporação, mulheres e demais grupos vulneráveis terão atendimento prioritário.

A Delegacia da Mulher de Santo Amaro estará funcionando 24 horas. Haverá, ainda, reforço em 24 delegacias de plantão no Recife e na RMR, em 20 delegacias de plantão no Agreste e Zona da Mata e outras 20 do Sertão.


Folia sem LGBTFobia

O Governo de Pernambuco, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Defesa Social, lançou a campanha Folia sem LGBTfobia para o Carnaval de 2020. Servidores da segurança pública do Estado vão distribuir folder, praguinhas e adesivos para taxis e veículos por aplicativo, com dizeres para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de respeitar os direitos da população LGBT.

$ads={2}
De acordo com o secretário da pasta, Sileno Guedes, a campanha também é voltada para os agentes do Estado. Policiais bombeiros, militares e civis receberão capacitação sobre o tema. "A Coordenadoria LGBT do Governo do Estado, junto com a SDS, vai repassarum conjunto de informações dos direitos da população LGBT, dos limites que devem ser impostos, e da forma que devem ser tratadas essas pessoas", conta.

“O cuidado com esse público deve ocorrer em todas as épocas do ano, mas em períodos festivos a atenção deve ser ainda maior. O Governo do Estado tem atuado firmemente para garantir o direito de todos os segmentos, seja das crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, negros e a população LGBT também está nesse escopo. Por entender que no Carnaval a probabilidade de ferir os direitos desse público é alta, alinhamos com a SDS a necessidade de garantir o atendimento e a segurança para essa parcela da sociedade”, explica o secretário.

Delegacia Online e Alerta Celular

Casos de roubo e furto, assim como de perda de documentos, podem ser registrados na Delegacia pela Internet. O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, pelo site www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br. Também pela página da SDS é possível cadastrar o IMEI do telefone celular no programa Alerta Celular. Em caso de furto ou roubo, é por esse número que as polícias poderão encontrar o aparelho durante suas abordagens, possibilitando a devolução aos verdadeiros donos.

Corregedoria e ouvidoria em atuação

A sede da Corregedoria Geral da SDS estará de plantão 24 horas para atender cidadãos que queiram denunciar possíveis abusos cometidos por servidores da segurança pública. O órgão funciona na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, em frente ao Atacado dos Presentes do bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Os telefones para contato são (81) 3184-2714 e (81) 3184-2756. Da mesma forma, equipes da Corregedoria estarão percorrendo os principais focos de animação, realizando a fiscalização do trabalho das forças de segurança.

Já a Ouvidoria da SDS estará em modo itinerante apenas no Galo da Madrugada, no sábado 22/02, ao lado da Casa da Cultura, das 8h às 16h. De segunda a sexta-feira, atende por telefone pelo 181 ou pelo 0800-081-5001 (ligação gratuita e sem identificação de chamada), sempre das 7h às 19h. Pelo Whatsapp, o contato é (81) 99488-3455 e o e-mail é ouvidoria@sds.pe.gov.br. A sede da Ouvidoria funciona na Rua São Geraldo, 110, bairro de Santo Amaro, Centro do Recife, e está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Segurança para os policiais

Os bonés laranjas usados pelos agentes de segurança ganharam reforço. O novo item é composto por três camadas - espuma, polímero e pano - para oferecer maior proteção em situações de confronto.


Com informações do JC Online

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE