Covid-19: Prefeitura de Petrolina proíbe fogueiras e fogos de artifício durante o período junino

As festividades do período junino já foram suspensas no município por causa do avanço do vírus

Covid-19: Prefeitura de Petrolina proíbe fogueiras e fogos de artifício durante o período junino
A fumaça pode agravar o quadro clínico dos pacientes com a Covid-19 — Foto: Reprodução/ Internet



O período junino deste ano no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, não terá as tradicionais fogueiras, que marcam o São João em várias cidades. Segundo a prefeitura, que já suspendeu as festividades por causa da pandemia do novo coronavírus, a decisão foi tomada devido à ocorrência da fumaça e o cheiro de combustão, que podem ser nocivos ao sistema respiratório e agravar o quadro clínico dos pacientes com a Covid-19.

Ainda de acordo com a prefeitura, "existe o risco de acidentes com queimaduras, podendo necessitar de internação, o que poderia levar a uma possível lotação nos hospitais e unidades de saúde". O decreto com a decisão será publicado nesta quinta-feira (4).

Leia também ↷
>> Bezerros e Pesqueira proíbem fogueiras no São João

Cidades do Agreste também proíbem as fogueiras

As cidades agrestinas de Pesqueira e Bezerros também decidiram proibir as fogueiras durante o período do São João. A decisão de ambos os municípios é válido enquanto perdurar o período de calamidade pública.

O decreto da Prefeitura de Pesqueira, publicado no domingo (31), visa evitar a possível superlotação de hospitais públicos ou privados devido a intoxicações por fumaça ou por acidentes com fogos pelos 67.395 moradores da cidade (segundo estimativa do IBGE), além das aglomerações presentes no período junino provocadas pelas celebrações e, por sua vez, fogueiras, em espaços públicos e privados. A decisão recomenda ainda que não sejam utilizados, durante o período de festas juninas, fogos de artifícios em espaços públicos ou privados por conta da possibilidade de incidentes.

$ads={1}
Já os 60.798 bezerrenses estão passíveis de responder judicialmente caso acendam fogueiras, de acordo com o Código Penal 268, que trata de crime contra a saúde pública. O decreto municipal, publicado na sexta-feira (29), que proíbe fogueiras também determina que haverá fiscalização para o cumprimento, mas não trata sobre a proibição de fogos de artifícios. De acordo com o Secretário de Governo, Marconi Andrade, a guarda municipal, o departamento de trânsito e a polícia militar irão fazer rondas preventivas nos dias das festividades pelas principais ruas, periferias e núcleos urbanos da zona rural para evitar infrações.

"Estamos passando por um momento de transição de um novo normal e, mesmo sendo uma tradição da cidade, precisamos entender que o mais importante é cuidar das pessoas mais idosas e que tem dificuldades respiratórias, para evitar uma quantidade maior de pessoas nas unidades de saúde. Se a gente sobrecarregar, o sistema colapsa”, explica Marconi. “É notório que período junino aumenta uma demanda de quem tem problemas respiratórios e por isso é necessário suspender essa prática”, completa o secretário.

Com informações do JC Online

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE