Veja quais devem ser os protocolos de higiene nos estabelecimentos comerciais em Pernambuco

Governo estadual divulgou protocolos que devem ser seguidos para diminuir o risco de transmissão do coronavírus

Veja quais devem ser os protocolos de higiene nos estabelecimentos comerciais em Pernambuco
Veja quais devem ser os protocolos de higiene nos estabelecimentos comerciais em Pernambuco — Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


O Governo de Pernambuco divulgou nessa segunda-feira (1º) um plano que determina a retomada gradual das atividades econômicas no Estado. Segundo esse plano, é necessário que os estabelecimentos comerciais sigam protocolos de higiene para que possam reabrir de maneira segura durante essa época de pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

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Os protocolos devem ser seguidos por profissionais e clientes e foram divididos em três eixos, são eles: distanciamento social, higiene e monitoramento e comunicação. Dentre as medidas de distanciamento social estão manter de distância de 1,5 metro entre as pessoas, clientes, demarcar no chão o espaço das filas, escalonar o horário de refeição dos funcionários.

O protocolo de higiene inclui a permissão de pessoas apenas se estiverem usando máscara de proteção, higienizar equipamentos que precisem ser compartilhados e privilegiar a ventilação natural dos ambientes.

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Veja os protocolos

Distanciamento Social

- Manter pelo menos 1,5 metro de distância entre colaboradores, clientes e indivíduos em geral;
- Escalonar intervalo de horário de refeição, de modo a evitar aglomeração;
- Evitar o compartilhamento de utensílios de uso pessoal, equipamentos e ferramentas de trabalho como canetas, telefone celular, trenas, espátulas, entre outros;
- Organizar a equipe em grupos ou equipes de trabalho para facilitar a interação reduzida entre os grupos.;
- Os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco (com mais de 60 anos ou com comorbidades de risco, de acordo com o Ministério da Saúde) devem ser objeto de atenção especial, priorizando sua permanência na própria residência em teletrabalho ou trabalho remoto;
- Evitar contatos muito próximos, como apertos de mãos, beijos e abraços;
- Demarcar no chão o espaço nas filas, de modo a garantir a distância mínima de um metro e meio entre os clientes;
- Instituir uma barreira física de proteção entre cliente e atendente. Quando não for possível, demarcar no chão o espaçamento entre o cliente e o balcão, de modo a manter uma distância mínima entre cliente e atendente;

Higiene

- Permitir apenas a entrada de pessoas utilizando máscaras no estabelecimento
- Fornecer máscaras faciais para todos os trabalhadores e colaboradores
- Garantir que funcionários higienizem frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool 70%
- O álcool 70% para limpar as mãos é obrigatório para clientes ao entrar e sair do local
- Disponibilizar local para lavagem frequente das mãos, com sabonete líquido e toalhas de papel descartável ou disponibilizar álcool 70%
- Reforçar a limpeza das superfícies mais tocadas pelo menos 3x ao dia
- Aumentar a limpeza dos banheiros, instalações, áreas e superfícies comuns
- Higienizar grandes superfícies com sanitizante, contendo cloro ativo, solução de hipoclorito a 1%, sal de amônio quaternário ou produtos similares de mesmo efeito higienizador
- Não permitir o compartilhamento de copos, garrafas ou talheres
- Privilegiar a ventilação natural nos locais de trabalho

Monitoramento e Comunicação

- Identificar funções que podem realizar as atividades por meio de teletrabalho ou trabalho remoto;
- Manter, sempre que possível, em trabalho remoto os profissionais enquadrados nos grupos de risco;
- Informar aos colaboradores que devem ficar em caso se apresentarem os sintomas do coronavírus.
- Se um trabalhador for diagnosticado com coronavírus, deve ser realizada a busca ativa dos trabalhadores que tiveram contato com ele e comunicá-los;

Veja o Plano de Monitoramento e Convivência completo:



Com informações do NE10 Interior

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