A medida é, segundo o Bispo, precedida de cuidados especiais.
![]() |
Foto: Reprodução/ Pinterest |
Foi publicada ma manhã de hoje (28) a Carta de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, na qual fica definido o dia 8 de setembro como data de reabertura das igrejas matrizes em toda a Diocese de modo gradativo.
Por mais que haja em todos nós o desejo de um retorno aos templos, estamos cientes de que só vamos poder fazê-lo gradativamente. Este retorno às celebrações litúrgicas com a participação de fiéis deve ser precedido de um planejamento sério e cuidadoso, pois a Igreja também tem a grave responsabilidade de prevenir o contágio, em sintonia com as autoridades sanitárias. Que todos tenham, portanto, como motivação inicial e principal, sempre diante de seus olhos e em seus corações, a defesa e cuidado com a vida.
Uma motivação básica para reabertura dos templos na Diocese será sempre o cuidado com o dom da vida. Dom José Luiz enfatiza esse princípio fundamental que deve nortear toda e qualquer atividade celebrativa ou pastoral na Diocese de Pesqueira:
Desejo manifestar e declarar a todos, com esta Carta, como Igreja diocesana, o nosso prioritário, incondicional e irrestrito compromisso com o dom da vida, dispensando a este todos os cuidados necessários que garantam às pessoas uma “vida plena”, assim como a quis Jesus para todos nós. (cf. Jo 10,10). Confirmo, portanto, mais uma vez, este nosso primeiro propósito pelo qual devemos nos manter firmes, tomando ainda o ensinamento de Santo Irineu, bispo do séc. II: “A glória de Deus é o homem vivo”.
O retorno se dará com o cumprimento de todas as orientações contidas no Decreto 08/2020, emitido em 14 de julho de 2020. Confira a íntegra da Carta do Bispo , bem como o Decreto 08/2020.
Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!