Frei Damião é reconhecido como patrono dos romeiros e romarias em Pernambuco

Assembleia Legislativa de Pernambuco, concedeu a Frei Damião o titulo de patrono das romarias e romeiros em todo o estado

Frei Damião é reconhecido como patrono dos romeiros e romarias em Pernambuco
Frei Damião — Foto: Reprodução/ Internet

O Missionário do Nordeste e venerável pela Igreja Católica, Frei Damião foi reconhecido pelo ALEPE como Patrono dos Romeiros e Romarias de Pernambuco. O projeto de lei nº 17.004, de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, foi promulgado em 11 de agosto e homenageia as marcas deixadas pelo frade capuchinho durante sua caminhada em Pernambuco.

Na justificativa do projeto que se tornou lei, fala-se sobre a missão e obra de Frei Damião e das inúmeras romarias realizadas em sua homenagem, com destaque para a de São Joaquim do Monte, a maior delas, que é um grande Encontro de romeiros, que ocorre anualmente, entre os meses de agosto e setembro. O acontecimento religioso e cultural movimenta a cidade, que acomoda romeiros de todo Nordeste. A peregrinação ocorre na estátua erguida em sua homenagem.


Na cidade do Recife, Convento de São Félix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, são realizadas celebrações desde sua morte. Todo mês de maio, mês do seu desaparecimento, o Convento recebe cerca de 50 mil pessoas. Diariamente chegam cartas, com relatos de curas e milagres. Em 2019 Frei Damião foi considerado “Venerável” pelo Papa Francisco. Encontra-se atualmente em processo de beatificação e canonização.

$ads={1}

Frei Damião de Bozzano dedicou-se às populações mais pobres e as “Santas Missões” durante os seus 66 anos de vida religiosa. Escutava as dores e alegrias dos sertanejos, e passava esperança para esse povo. As pessoas gostavam de tocá-lo, de chegar perto. Nas “Missões” aconteciam milagres, tamanha era a fé do nordestino. O Santo Padre reconheceu as virtudes heroicas desse Servo de Deus.

Além de ser agora Patrono dos Romeiros e das Romarias em Pernambuco, o frei recebeu no ano de 1977, o título de Cidadão de Pernambuco, e em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife.

Com informações do Blog Coisa Nossa

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE