Acidente em barragem no interior do Ceará deixa três mortos

Válvula dispersora estourou e atingiu os trabalhadores no Reservatório de Atalho, no município de Brejo Santo.

Acidente em barragem no interior do Ceará deixa três mortos
Reservatório de Atalho recebeu águas do Rio São Francisco em novembro de 2020 — Foto: Divulgação

Um acidente na barragem do Reservatório de Atalho, no Ceará, deixou três operários mortos no fim da tarde desta segunda-feira (8), no município de Brejo Santo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes operacionais da tomada d'água no sistema da barragem. No momento do acidente havia 20 trabalhadores no local.

$ads={1}

Conforme o MDR, as informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos. Uma perícia vai ser realizada para averiguar as causas e responsabilidades pelo acidente. O Ministério informou que todo apoio será dado às famílias das vítimas.

Nesta terça-feira (9), o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, vai visitar o local para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

O governador Camilo Santana lamentou a morte dos três operários no acidente e afirmou que enviou equipes para garantir a segurança dos moradores do entorno da barragem.

"Desde o momento do acidente o Governo do Estado disponibilizou helicóptero do Ciopaer e equipes dos Bombeiros e Defesa Civil para o socorro e garantir a segurança das famílias que moram no entorno. As equipes técnicas da Secretaria dos Recursos Hídricos darão todo apoio necessário ao Ministério do Desenvolvimento Regional na apuração das causas do acidente. Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas", escreveu Camilo nas redes sociais.

Em novembro do ano passado, o reservatório recebeu as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco depois de passarem pelo vertedouro do Reservatório de Jati. O reservatório tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual era de 90 milhões de m³.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Acidente em barragem no interior do Ceará deixa três mortos
Acidente em barragem no Ceará deixa três mortos — Foto: Antônio Rodrigues/ SVM

Barragem de Jati

Em agosto do ano passado, ocorreu o rompimento da tubulação de uma barragem que recebe águas da transposição do Rio Francisco, em Jati no interior do Ceará.

O acidente ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem depois da sangria do reservatório. 2 mil pessoas foram evacuadas e levadas para abrigos e casas de familiares. Não houve registro de feridos.

$ads={2}

Com informações do G1 CE

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE