O que é o Pesador? Lenda sobre espírito que vem durante o sono movimenta imaginário popular

Relatos falam sobre pessoas que vão dormir e não conseguem mais acordar

O que é o Pesador? Lenda sobre espírito que vem durante o sono movimenta imaginário popular
Relatos sobre pessoas que vão dormir e nunca mais acordam — Foto: Reprodução/ NE10 Interior

Abrir os olhos e sentir um peso muito forte no peito. Não é possível se mexer ou reagir, apenas esperar que tudo volte ao normal enquanto o medo toma conta e a adrenalina deixa tudo ainda mais intenso. Você vê coisas e presenças que não entende muito bem e a realidade parece suspeita a cada momento. Essa cena pode até parecer com a de um filme de terror, mas é uma parte muito real da vida de supostas vítimas da lenda do pesador.

$ads={1}

Os relatos dão conta de um ser que surge das sombras, sufoca as vítimas e as deixa desestabilizadas ao capturá-las em sua aura macabra. Ele veste roupas pretas e vem das sombras, por isso é difícil notá-lo de início até que misturando sonhos e realidade em uma só teia, tudo é possível acontecer.

Todos que passaram pela experiência, garantem: não se trata de um sonho. Alguns chegam até a dizer que a figura misteriosa se trata do anjo da morte disfarçado.

Para a agricultora Helena Oliveira, o Pesador é um menino. Ela relata que já foi assustada por ele. "Eu estava dormindo, senti aquele peso, tentava chamar alguém mas ele me pegou. Me abraçava e apertava como uma cobra faz", explica.

Entretanto, há uma chance de luta para aqueles que são corajosos o suficiente para enfrentar o espírito. A lenda conta que se a pessoa retirar o chápeu do espírito, ele some e nunca mais volta a incomodar aqueles que o desafiaram.

O aposentado Amaro Araújo já lutou contra o espírito e relata como conseguiu escapar do encontro. "Eu senti ele segurar os meus braços e o corpo não se movia de jeito nenhum. Tentei chamar alguém, mas não tinha força para nada. Segurei no pé, lembro que ele era um homem e fiquei com ele pendurado até ele sumir", comenta.

Veja a reportagem


O que diz a ciência?

Caracterizada por uma paralisia temporária do corpo, a paralisia do sono é um momento logo após o despertar ou, em casos raros, o adormecer, no qual o corpo permanece ligado ao Atonia Rem, fase do sono humano em que ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Neste momento do sono, o cérebro paralisa os músculos para evitar possíveis lesões devido ao fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho. Ao despertar subitamente, o cérebro pode “não perceber” e o estado de paralisia não é desativado.

$ads={2}

Com informações do NE10 Interior

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE