Infelizmente os casos de agressões contra os animais ainda são registrados com frequência no município
A equipe do Mídia em Ação recebeu uma nova denúncia sobre maus-tratos contra os animais, desta vez na Rua 6 de Março (Rua da Feira). A denunciante, Vanusa Campos, que é ativista das causas animais, recebeu nossa equipe e gravou reportagem. (Reportagem no final da matéria)
Vanusa contou que a cadela Pretinha tem sofrido agressões de feirantes e de um dos moradores da rua. A cadela tem um tumor venéreo transmissível canino (TVT) que é um tipo de câncer animal que se desenvolve através do contato com vírus. Pretinha está passando por tratamento de quimioterapia que é custeado pelo empresário Biroca, do Mercado Balcão da Economia.

Pretinha durante o tratamento — Foto: Arquivo Pessoal
Além de Pretinha, Vanusa acolhe outros 6 cães que viviam em situação de rua, ela também trata, medica e alimenta outros animais que vivem na feira. A denunciante conta que já presenciou outra cena de maus-tratos e tentou conscientizar o agressor a não cometer este tipo de crime.
Vanusa também fez um apelo as autoridades municipais, e reforçou a importância de não maltratar os animais.
Pena para quem maltrata cães e gatos
Foi sancionada a lei 14.064/20, que aumenta a pena de quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. A norma, determina que a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
Assista o vídeo
*Essa reportagem foi gravada entre os dias 27 e 28 de maio de 2021.