Famílias que enfrentam fome durante pandemia gravam reportagem em Iguaracy

Fome dos Invisíveis: a equipe da Record TV chegou aos povoados isolados de Iguaracy, interior do Pernambuco e se deparou com o lado mais agressivo da fome; o estômago vazio de uma criança.

Famílias de Iguaracy que enfrentam a fome são destaque de reportagem da Record TV
Família de Iguaracy que enfrenta a fome é destaque de reportagem nacional — Foto: Reprodução/ Record TV

André Tal, do Jornal da Record

A série especial do Jornal da Record sobre o agravamento da fome na pandemia chega, em seu terceiro episódio, a um vilarejo pernambucano. Em Iguaracy (PE), nas áreas mais remotas falta comida em praticamente todas as casas. É o caso de uma mãe de seis crianças, que se vira como pode. Mingau só tem para a caçula. Para os mais velhos, ela tenta combater a fome com uma mamadeira de água com açúcar, a 'garapa'.

$ads={1}

O Jornal da Record faz uma jornada de mais de 5 mil km pelo país para mostrar quem são os brasileiros que não têm o que comer.

O choro persistente, agudo e traumático. O choro da fome chega aos ouvidos dos pais, impotentes diante da falta de leite ou comida, e se espalha em forma de desespero.

Silmara e Wellington estão marcados por um episódio que aconteceu dias antes. Ela conta, que , recentemente, não tinha mais leite para dar para as crianças.

O necessário é o leite dos meninos. A gente, como a gente já é grande, come o que vier. Foi terrível, porque criança chorando não dá certo, é direto ao pé do ouvido chorando atrás de leite
desabafa Silmara.

Foram dois dias de desespero. “Não sei nem o que dizer ", desabafa Silmara.

Silmara Martins da Silva tem 19 anos e está desempregada. Ela já tem dois filhos. Ruan, de 1, e Elisa, de 3. O pai, Wellington Damião Bezerra, é carvoeiro, mas não tem licença ambiental para trabalhar e, como a fiscalização apertou, ele depende dos R$ 300 do Bolsa Família, que pouco rendem no mês.

Wellington tem dificuldade em falar sobre os dois dias em que não havia nada para os filhos comerem. Ele repete a frase da filha. "Papai, eu quero gagau." Wellington teve que dar a resposta mais dolorosa da vida. “Não tem, filha”.

O casal conseguiu comprar um pouco de leite em pó num mercadinho. O suficiente para menos de uma semana. Ainda faltam 15 dias para eles receberem o benefício do governo.

Essa é uma das 14,5 milhões de famílias brasileiras que vivem na miséria, segundo dados do Ministério da Cidadania.

Além da fome, falta dignidade. A casa de taipa, comprada por R$ 500 está ruindo pouco a pouco. Pedaços de barro e de pau caem e dão espaço a buracos onde as crianças brincam de forma inocente.

Famílias que enfrentam fome durante pandemia gravam reportagem em Iguaracy
Foto: Reprodução/ Record TV

Silmara está preocupada. "A gente fica porque essa minha criança aqui à noite gosta de ficar sentada aqui bem na parte mais frágil.”.

Na casa ao lado, uma família numerosa. Maria Aparecida da Silva , dona de casa, 35 anos, apresenta os seis filhos.

Essa daqui é a Ana Beatriz tem 2 anos e 9 meses. Esse é Misael, tem 5 anos. Essa é Ana, tem 7 anos. Esse é Moisés, 9 anos. Esse é o Samuel tem 11 anos. Esse é Caíque Bezerra da Silva tem 13 anos, é o menino mais velho
apresenta a mãe.

Samuel e Caíque já têm consciência sobre a fome, uma realidade na rotina da família afetada pela pandemia e que sofre pela falta de trabalho, aumento dos preços dos alimentos e a suspensão das aulas. A merenda da escola faz muita falta por aqui. 

O irmão, de 11, explica como é dormir com fome. "Às vezes, a gente bebe água e passa a sede e a fome.".

As duas crianças mais novas são alimentadas basicamente com mamadeiras, já que o feijão é pouco. Na sala da casa humilde, vimos Ana Beatriz e Misael pedirem mingau, ao mesmo tempo. Mingau, no caso, é um pouco de leite com amido de milho.

Dona Maria Aparecida tem bem pouco leite e pra enganar o estômago dos dois, dá a mingau pra caçula, mas pro garoto de cinco tem apenas a chamada “garapa”, que na região significa água com açúcar. A mamadeira não tem valor nutritivo, mas acalma o menino.

Esse relato é de apenas mais um dia na vida dessas famílias, arrastadas pela pandemia para a fome e que se  apenas à esperança de que tudo possa melhorar.

Reportagem da Record TV


$ads={2}

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE