Homem que recebeu 1º transplante de coração de porco morre nos EUA

A equipe responsável pela cirurgia mantém seu otimismo sobre o êxito desse procedimento no futuro

Homem que recebeu 1º transplante de coração de porco morre nos EUA
Foto: Divulgação/ University of Maryland School of Medicine

David Bennett, o paciente de 57 anos com doença cardíaca terminal que fez história como a primeira pessoa a receber um coração de porco geneticamente modificado, morreu na tarde de ontem (8.mar), dois meses após o procedimento. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, responsável pela cirurgia, a condição de Bennett já vinha se deteriorando e ele estava recebendo cuidados paliativos.

Considerado inelegível para transplante de coração convencional, David Bennett chegou ao Centro Médico da Universidade de Maryland em outubro de 2021 e passou pela cirurgia em 31 de dezembro, após a Food and Drug Administration dos EUA conceder uma autorização de emergência para a cirurgia. De acordo com o centro universitário, o coração transplantado funcionou muito bem por várias semanas sem nenhum sinal de rejeição e não há sinais de que isso tenha sido a causa do falecimento.

Em nota, os médicos envolvidos na cirurgia lamentaram a morte do paciente e agradeceram a sua coragem.

"Estamos devastados com a perda do Sr. Bennett. Ele provou ser um paciente corajoso e nobre que lutou até o fim. Estendemos nossas mais sinceras condolências à sua família", disse Bartley P. Griffith, médico responsável pelo transplante. Muhammad M. Mohiuddin, professor de cirurgia e Diretor Científico do Programa de Xenotransplante Cardíaco da universidade acrescentou: "Somos gratos ao Sr. Bennett por seu papel único e histórico em ajudar a contribuir para uma vasta gama de conhecimentos no campo do xenotransplante."

Com informações do SBT News

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE