Detran-PE lança programa Professor Amigo do Trânsito 2020

De acordo com o Diretor Geral do Detran-PE, o projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes, alunos da rede pública municipal, com relação ao respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Detran-PE lança programa Professor Amigo do Trânsito 2020
Foto: Paulo Maciel / Detran-PE



“Esse projeto tem como objetivo conscientizar nossas crianças e adolescentes, alunos da rede pública municipal, com relação ao respeito ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Apenas através da educação conseguimos mudar as atitudes das pessoas. Estes alunos serão os motoristas do futuro. O projeto Professor Amigo do Trânsito já faz parte do calendário da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - Detran-PE, lembrando que a educação é uma das prioridades do Órgão, tendo como foco as crianças e jovens que serão futuros condutores”. Com essas palavras, o Diretor Geral do Detran-PE, Sebastião Marinho, que na ocasião representou o Diretor Presidente do Órgão, Roberto Fontelles, lançou hoje (17), no auditório da Autarquia, o Programa Professor Amigo do Trânsito 2020 – PAT.

A edição 2020 do PAT, que é gerenciado pela Escola Pública de Trânsito – EPT, consiste em construir uma rede de colaboração que permita a ação conjunta nas escolas públicas municipais, envolvendo as secretarias de educação municipais para que sejam formadas mini redes com professores. Estes deverão trabalhar a temática trânsito nos meses de março, abril, maio e junho, e envolver o maior número de alunos.

$ads={1}
De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, em 2016, 16 prefeituras aderiram ao Programa, tendo como desafio construir uma rede de colaboração que permitisse a ação conjunta nas escolas públicas municipais. Para tal, propôs a todos as cidades integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em Pernambuco e àqueles que receberam a caravana Detran nos Municípios, a montagem de uma rede de colaboração. O projeto consta da indicação de um representante municipal que se encarrega de atuar nas unidades de ensino sensibilizando alunos do ensino fundamental.

Ela informou ainda que, a rede foi pensada para consolidar-se em três anos: no primeiro, a implantação, no segundo, o desenvolvimento e no terceiro, a consolidação. Nos quatro anos de funcionamento, já alcançamos 694.910 alunos das redes públicas municipais de mais de 40 cidades. A meta para 2020 é alcançar mais de 170 mil alunos.

O Órgão, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito irá disponibilizar todo apoio necessário aos professores, capacitações de professores e materiais educativos, como folders, gibis e livretos. Nessa gestão a educação no trânsito tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre os perigos dos acidentes no trânsito.

No final do ano, serão distribuídos prêmios para duas categorias, sendo elas: o representante que montar a rede com maior número absoluto de alunos alcançados e o representante que montar a rede com maior número relativo de alunos alcançados (percentual comparado com o total da rede).

Fizeram parte da mesa, o Diretor de Operações, Sérgio Reis; e o Gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia.

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE