Depois de perder no primeiro turno, prefeito de São Gonçalo no RJ decreta novo lockdown

O prefeito José Luiz Nanci (Cidadania) que concorreu à reeleição mas obteve apenas 7,24% dos votos válidos no último domingo (15), determinou nesta quinta-feira o fechamento do comércio e proibiu a permanência de pessoas em vias públicas. Durante a campanha eleitoral, o prefeito promoveu aglomerações, andou por toda a cidade, cumprimentou pessoas e tirou fotos com eleitores sem máscara.

Depois de perder no primeiro turno, prefeito de São Gonçalo no RJ decreta novo lockdown
O mesmo prefeito que promoveu aglomerações durante a campanha agora decreta novo lockdown — Foto: Reprodução/ Facebook

Diógenes Freire

O prefeito de São Gonçalo/RJ, José Luiz Nanci (Cidadania) publicou um decreto nesta quinta-feira (19) retomando as medidas ditatoriais que estavam em vigor até poucos dias antes das eleições. Sob a justificativa de cuidar da saúde da população, o prefeito fechou o comércio novamente e proibiu a livre circulação das pessoas até o dia 27 deste mês, mas já avisou que esse prazo poderá ser prorrogado.


São Gonçalo é a segunda maior cidade do Rio de Janeiro com mais de 1 milhão de habitantes e segundo a Secretaria de Saúde do Municio, a taxa de ocupação de leitos destinados ao Covid-19 encontra-se em gradativo crescimento com lotação de 80%.
Há, no entanto, uma discordância entre os números apresentados pela prefeitura e pelo governo do estado. Segundo o governo do estado, a cidade tem 15.422 casos confirmados e 807 mortes registradas, o que daria uma taxa de mortalidade de 5%. Já a prefeitura registrou 21.505 casos da doença e um número menor de mortes, 733 óbitos no total, o que daria uma taxa de mortalidade menor, de 3%.

$ads={1}

Na pagina pessoal do prefeito no Facebook é possível acompanhar alguns registros feitos durante a campanha eleitoral onde o prefeito promove aglomerações, anda pela cidade sempre acompanhado de partidários e se deixa fotografar ao lado de eleitores em máscara.

E a #OndaAmarela23 segue conquistando o município de São Gonçalo, representando um verdadeiro símbolo de otimismo e...

Publicado por José Luiz Nanci em Sábado, 14 de novembro de 2020

Dentre as medidas, a Prefeitura decretou a diminuição do fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos comerciais, que poderão funcionar com dois terços de sua capacidade, ficando impedida a circulação de crianças menores de cinco anos. Fica proibida a realização de eventos e de qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos com público, show, comício e passeata. Desta forma, devem permanecer fechados os setores de turismo, cultura, lazer, educação, igrejas e centros religiosos, academias e congêneres.


Aos estabelecimentos autorizados a funcionar, fica vedada permanência continuada após o check-out e aglomeração de pessoas nestes locais. Continua obrigatório o uso de máscaras faciais para todos os trabalhadores vinculados aos estabelecimentos comerciais e industriais, e seus respectivos clientes, devendo o estabelecimento, obrigatoriamente, oferecer álcool em gel 70%.

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE