PF erradica 164 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Ação faz parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE) com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha

PF erradica 164 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco
Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Belém do São Francisco — Foto: Divulgação/ PF

Um operação conjunta da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e da Paraíba erradicou 164 mil pés de maconha, aprendeu 138 kg da droga pronta para consumo e destruiu 56 plantios e 400 mil mudas entre os dias 5 e 15 de dezembro no Sertão pernambucano.

$ads={1}

Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na região de Orocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Floresta e Belém do São Francisco, todas no Sertão pernambucano. Segundo a PF, caso os 164 mil pés fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, renderia a produção de aproximadamente 55 toneladas da droga.

Intitulada como Operação Muçambê V, a ação faz parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE), Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão pernambucano. A operação contou com o apoio com duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional-CAOP da Polícia Federal em Brasília.

Monitoramento policial

De acordo com a PF, o ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por federais e quando vai se aproximando o período da colheita, novas ações são realizadas, coibindo, assim, a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor.

A corporação defende que com as operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo do traficante daquela região produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado à importação da droga do Paraguai. Isto também seria demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda do país vizinho.

$ads={2}

Com as operações, a PF afirma que contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga no Estado e em toda a região Nordeste, evitando a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, porque tais ocorrências girariam em torno do tráfico de drogas.

Operações em 2020

Em 2020, segundo a Polícia Federal, foram 1.468.218 pés erradicados (o equivalente a 489 toneladas) e 2.619 kg (duas toneladas, seiscentos e dezenove quilos) de maconha pronta apreendidas.

Com informações do JC Online

Inscreva-se no canal do Mídia em Ação no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Vimeo!

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE