Os animais foram resgatados e vão passar por exames nesta terça-feira (31).
Policiais militares de Monteiro, receberam denúncias anônimas, as quais afirmavam que animais sofriam maus tratos no interior de uma residência localizada no bairro Jardim Bela Vista.
Por volta das 22h, PMs foram até à residência denunciada e acompanhados da Polícia Civil adentraram na residência e constataram a veracidade das denúncias, identificando a situação degradante de extrema desnutrição, inanição e apatia de animais no local, tendo em vista que um dos animais sequer conseguia levantar-se, devido o alto grau de fraqueza.
Diante as circunstâncias, foi dada voz de prisão ao acusado, sendo o mesmo em seguida encaminhado à Delegacia de Policia Civil para instauração de procedimento flagrancial, encontrando-se atualmente o acusado à disposição da justiça.

Foto: Reprodução
Tendo em vista a situação degradante em que os animais se encontravam, e por Monteiro, localizado no Cariri paraibano, não possuir Centro de Zoonoses, ou Centro de Acolhimento Animal em situação de abandono e risco, policiais envolvidos na ocorrência prestaram os primeiros cuidados aos animais, estando atualmente os animais habilitados para adoção, bem como, aptos a receberem qualquer tipo de ajuda.
Na manhã desta terça-feira os animais serão consultados pelo Médico Veterinário Alison Morato, o qual avaliará o estado de saúde dos animais e posterior tratamento necessário.
MAUS-TRATOS CONTRA CÃES E GATOS
O crime de maus-tratos contra animais é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, como abusar, maltratar, ferir ou mutilar cão ou gato. Esses crimes tem pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa, não cabendo fiança, e proibição da guarda dos animais, além de poder ser aumentada de 1/6 a 1/3 da pena se ocorre morte do animal. A pessoa que maltrata pode ser presa em flagrante.
Com informações da Vitrine do Cariri