Professor de Anatomia é afastado por suspeita de tráfico internacional de órgãos

Professor é suspeito de enviar peças anatômicas para Singapura

Professor de Anatomia é afastado por suspeita de tráfico internacional de órgãos
Foto: Reprodução

Um professor de anatomia da Universidade do Estado do Amazonas foi alvo de uma operação policial contra o tráfico internacional de órgãos humanos. Helder Binta Pimenta é suspeito de enviar as peças anatômicas para Singapura para confeccionar roupas e acessórios.

Os policiais fizeram buscas na casa do professor e no laboratório onde ele trabalha. Os investigadores apreenderam um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, técnica que extrai os líquidos corporais para secar os tecidos da pele e deixá-los sem cheiro.

"Verificamos no mês de outubro de 2021, aqui em Manaus, que um cidadão remeteu, com destino a Singapura, material humano e a polícia fez a apreensão na sequência. Por meio de laudos de imagens e periciais da gráfica do remetente, nós conseguimos chegar de fato à pessoa responsável pela remessa desse material", afirma o delegado da Polícia Federal, Igor Barros.

Há indícios de que a encomenda continha uma mão e três placentas de origem humana. O design suspeito de envolvimento no caso é Arnold Dutra, da Indonésia. Ele é o criador de uma bolsa feita com línguas de jacaré e partes de uma coluna vertebral humana como alça.

O professor poderá responder por tráfico internacional de órgãos humanos. A pena é de até oito anos de reclusão. A Universidade do Estado do Amazonas informou que Helder foi afastado por 30 dias.


Com informações do SBT News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE