Pernambuco tem aumento alarmante nos casos de dengue

Os dados indicam uma situação alarmante, com um aumento de 201,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Pernambuco tem aumento alarmante nos casos de dengue
A fêmea do Aedes aegypti precisa de sangue para a produção de ovos — Foto: Genilton Vieira/ IOC

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (28) um aumento preocupante de 84,7% no número de casos prováveis de dengue no estado. Até a 8ª semana epidemiológica, encerrada no último sábado (24), foram registrados 2.599 casos, um salto significativo em relação aos 1.407 casos observados até a semana anterior.

Dos casos reportados, 230 foram confirmados, incluindo dois casos de dengue grave e seis óbitos, cujas causas ainda estão sob investigação devido à similaridade dos sintomas com outras doenças.

A SES aponta que o aumento não se restringe apenas à dengue, mas também a outras arboviroses. O estado registrou 606 casos prováveis de chikungunya, representando um aumento de 43,6% em relação ao ano anterior, e 47 casos prováveis de zika, um aumento expressivo de 422,2%. Entre os casos de zika, estão inclusos oito em gestantes, ressaltando a preocupação com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, associada a complicações como microcefalia em bebês.

Destaca-se também o alerta para a alta incidência de dengue em Araçoiaba e Chã de Alegria, cidades que ultrapassaram o limiar de 300 casos por 100 mil habitantes. Além disso, houve um aumento no número de cidades com "média incidência" de dengue, saltando de sete para 16 em apenas uma semana.

A SES e o Ministério da Saúde alertam para a importância da atenção aos sintomas da dengue, que podem variar de casos assintomáticos e leves a quadros graves, enfatizando a necessidade de procurar assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE