Conta de luz fica 19% mais cara em Pernambuco; tarifa baixou 20% em todo o país

A Justiça deu cinco dias para que a Neoenergia-PE e a Aneel se manifestem sobre o reajuste da conta de luz no estado

Conta de luz fica 19% mais cara em Pernambuco; tarifa baixou 20% em todo o país
Foto: Reprodução/ Pexels

Duas semanas depois do governo Federal antecipar o fim da “bandeira preta” e confirmar uma redução de 20% no valor da conta de luz dos brasileiros, a empresa de geração e distribuição de energia elétrica em Pernambuco, Neoenergia-PE, aumentou a tarifa em até 19,01% para os pernambucanos.

A medida, que passou a valer na última sexta-feira (26), reajustou a tarifa em 18,5% para residências e 19,01% para os consumidores de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte.

+ Em Arcoverde, cresce procura por geração de energia solar
+ Conta de luz em Pernambuco tem aumento médio de 18,98% a partir de sexta-feira

A Neoenergia Pernambuco culpou a crise hídrica de 2021 e o mau uso dos eletrodomésticos pelo reajuste.

Com o aumento da energia elétrica no estado frente à queda da tarifa em todo país, os pernambucanos terão uma redução média de apenas 3,4% nas contas de luz.

O reajuste da Neoenergia foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que alegou a “retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário” e as “despesas relacionadas às atividades de aquisição e distribuição de energia e custos com encargos setoriais” como responsáveis pelo aumento.

Um dia depois de ser implementado o novo aumento, o juiz federal Edvaldo Batista da Silva Júnior deu o prazo de cinco dias para que a Neoenergia-PE e a Aneel se manifestem sobre o reajuste da conta de luz em Pernambuco.

No início de abril, o presidente Jair Bolsonaro informou a redução de 20% no valor da conta de energia. De acordo com o presidente, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% do volume útil e não será mais necessário acionar a geração de energia adicional através de termelétricas, o que diminui a pressão sobre o preço da energia.

GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

إرسال تعليق

أحدث أقدم

PUBLICIDADE