A medida foi tomada mediante a divulgação do aumento dos casos de Covid-19 registrados após o fim das aglomerações do período eleitoral. Sertânia é a primeira cidade do estado a retomar as restrições, depois de ter obtido para o PSB a quinta maior votação para prefeito (68,61%) em Pernambuco.
Por meio de decreto, o prefeito Ângelo Ferreira (PSB), determinou, nesta terça-feira (24), a volta de algumas medidas restritivas que haviam sido abolidas durante o período eleitoral. O decreto entrará em vigor no dia 27 de novembro e terá validade de 20 dias.
De acordo com o decreto, ficam suspensas: as vendas de bebidas alcoólicas, para consumo “in loco” em quaisquer estabelecimentos comerciais; atividades de festa de qualquer natureza, em clubes, casas de festas, bares, restaurantes e similares, sejam ambientes fechados ou abertos; parques de diversões, brinquedos em áreas públicas, atividades esportivas nas quadras e ginásios poliesportivos, além de estádios e campos de futebol. Além disso, continuam suspensas as aulas presenciais nas Escolas Municipais, até 31 de dezembro.
Na nota divulgada pela assessoria de imprensa, o prefeito Ângelo Ferreira afirma que o maior objetivo do decreto é prevenir e controlar os avanços do Covid-19.
As medidas que anunciamos hoje visam conter riscos que prejudiquem a saúde da população sertaniense e também o agravamento do sistema de saúde pública do município. É importante também que as pessoas sigam as orientações das autoridades de saúde. A medida é para resguardar a população, evitando o contato com as pessoas, e protegendo, sobretudo, os grupos de risco
disse.
No dia 15 de novembro, após a confirmação da reeleição, o prefeito fez um pequeno comício no centro da cidade, de onde saiu em carreata pelas ruas comemorando a vitória. As pessoas aglomeraram em diversos pontos da cidade, consumiram bebidas alcoólicas nos bares, cumprimentaram e abraçaram amigos e familiares.
Aglomeração da vitória